Níveis de Francês

Você conheceo Quadro Europeu de Referência para Línguas
(CEFRL, da sigla em inglês)?

É uma ferramenta desenvolvida pelo Conselho da Europa para definir o domínio de uma língua estrangeira como o francês, de acordo com diferentes critérios. Desde 2001, é uma referência na área de aprendizagem e ensino do francês

Na France Langue, todos os cursos de francês têm como objetivo ajudá-lo a progredir e evoluir nos níveis do CEFR.

O CEFR em poucas palavras : Aprendizagem, ensino, avaliação!

Qual meu nível em Francês?

 

Descubra seu nível em francês de acordo com o CEFRL neste teste gratuito da France Langue.

 

InicianteA1É capaz de reconhecer e usar palavras familiares e frases simples para fins concretos. Pode se apresentar ou apresentar outra pessoa. Pode fazer e responder a perguntas básicas sobre casa, família, arredores, etc. Consegue se comunicar de maneira básica quando a outra pessoa fala lenta e claramente, e está pronta para repetir ou reformular para ajudar na comunicação.
ElementarA2É capaz de compreender frases isoladas e expressões comuns relacionadas a áreas de alta relevância pessoal (como informações pessoais ou familiares, compras, ambiente imediato, trabalho). Pode se comunicar durante tarefas fáceis ou habituais que requerem uma troca de informações básicas e diretas sobre assuntos familiares. Usando palavras simples, pode descrever o que o cerca e comunicar necessidades imediatas.
IntermediárioB1É capaz de compreender os pontos principais de um discurso padrão claro sobre assuntos familiares no trabalho, escola, atividades de lazer, etc. Pode capaz de se comunicar na maioria das situações que surgem ao viajar em uma região onde o idioma é falado. Pode produzir um texto simples e coeso sobre assuntos familiares ou assuntos de interesse pessoal. Pode narrar um evento, uma experiência ou um sonho; descreve um desejo ou objetivo e delineia razões ou explicações por trás de um projeto ou ideia.
Intermdiário AvançadoB2É capaz de compreender as ideias principais de tópicos concretos ou abstratos em um texto complexo, incluindo um artigo técnico na área de especialização do usuário. É capaz de se comunicar com certo grau de espontaneidade e fluência durante uma conversa com um falante nativo, de uma forma que seja confortável para todos. É capaz de falar de forma clara e detalhada sobre vários assuntos; opinar sobre a atualidade, indicando as vantagens e desvantagens das diversas opções.
AvançadoC1É capaz de compreender uma grande variedade de textos longos e complexos, incluindo quaisquer nuances subtextuais ou estilísticas. Consegue se expressar livre e fluidamente, sem obviamente se atrapalhar com as palavras. Consegue usar o idioma de forma eficaz e fluente em um contexto social, profissional ou acadêmico. Consegue falar de forma clara e organizada sobre assuntos complexos, desenvolvendo uma argumentação bem estruturada.
ProficienteC2Consegue entender sem esforço quase tudo que lê ou ouve. É capaz de fazer um resumo coerente de eventos ou argumentos de fontes orais ou escritas. É capaz de se expressar com precisão de maneira espontânea e fluente, transmitindo tons mais sutis de significado com precisão.

 

Descubra seu nível em francês de acordo com o CEFRL neste teste gratuito da France Langue.

 

Siga-nos