FAQ

Para uma estadia sem preocupações, lembre-se de verificar todos os seus documentos necessários com antecedência (carteira de identidade, passaporte, visto, permissão de residência ou titre de séjour, etc.) pois a papelada oficial pode levar muito tempo para ser processada. Os documentos que você precisa dependerão do seu país de origem. Os membros da União Europeia só precisam de um cartão de identificação válido para entrar e estudar na França. Os não-membros da União Europeia devem ter um passaporte válido (verifique se ele permanecerá válido durante toda a sua estadia) e um visto. O visto permite que você entre no país e solicite sua autorização de residência, chamada de titre de séjour na França. FONTE : letudiant.fr

COVID-2019: Respondemos a todas as suas perguntas sobre a pandemia e as medidas tomadas em nossas escolas

Suas perguntas

Encontre todas as respostas para suas perguntas abaixo.

Como posso conseguir um visto francês?

Se o seu país não for membro da União Europeia, o visto clássico (também conhecido como visto de turista) será suficiente para qualquer estadia inferior a 3 meses. Um visto de estudante só pode ser obtido depois de se matricular em uma escola ou universidade. O preço do visto de estudante depende do tempo da sua estadia. Os pedidos de visto devem ser endereçados ao consulado ou embaixada francês em seu país. Os tempos de processamento variam, mas você vai precisar de pelo menos um mês para obter um visto de estudante. Você terá que incluir vários documentos oficiais com o seu pedido de visto: sugerimos que você verifique a lista de documentos exigidos no site do Ministério das Relações Exteriores francês. Mais informações aqui : http://www.diplomatie.gouv.fr/fr/  Aviso: uma vez que você esteja na França com um visto clássico/turista e você queira um visto de estudante, você terá que retornar ao seu país de origem para solicitá-lo.

Campus France é um organização que te auxilia em seus procedimentos administrativos: https://www.campusfrance.org/fr

Você pode simular um pedido de visto para saber quais documentos fornecer: https://france-visas.gouv.fr/web/france-visas/accueil

O que é um visto francês de longa permanência de “estudante”?

Se você não é europeu e está planejando ficar mais de 3 meses na França, você deve solicitar um visto de estudante de longa permanência. Para obter este visto, você precisará fornecer seu passaporte, um certificado de registro da escola em que está matriculado (devendo ser um curso de pelo menos 20 aulas/semana), e comprovar que você tem recursos financeiros suficientes para se manter durante um ano, bem como ter uma conta bancária francesa. Se você é um estudante com mais de 28 anos, você precisará comprovar que está coberto por um seguro de saúde e civil, pois você não será coberto pelo sistema de seguridade social francês. Tenha em mente que você vai receber um retorno apenas entre  2 a 4 semanas após a solicitação. É por isso que é importante começar a providenciar a documentação assim que sua escola confirmar sua matrícula. O prazo de validade deste visto não deve exceder 1 ano. No entanto, você pode renovar este visto após o seu primeiro ano de estudo se você fornecer os documentos necessários (comprovante de presença e certificado de registro).

Como posso obter uma autorização de residência na França?

Uma vez na França, você precisará do seu visto para obter uma autorização de residência dos estudantes (chamada de ‘titre de séjour’ na França) da sede da polícia. Isso leva cerca de 2 meses, no mínimo. Desde 2003, os membros da União Europeia não precisam de uma autorização para residência. Uma autorização de residência de estagiários está disponível para estudantes estrangeiros que desejam fazer um estágio com uma empresa francesa, no âmbito de um Contrato de Estágio oficial (‘convenção de estado’). A France Langue tem estágios disponíveis ao longo de todo o ano.

Mais informações sobre estágios propostos pela France Langue :Francês & Estágio

Como posso renovar meu visto de estudante?

Se você é um estudante na França e gostaria de estender seu visto de estudante, você  precisa apenas se registrar na France Langue. Vamos lhe dar um certificado de registro que você pode apresentar na sede da polícia (Préfecture de police). Se você já é um estudante de France Langue, você pode renovar sua matrícula. Em seguida, lhe daremos um novo certificado de inscrição e comprovante de sua presença (mostrando que você participou de aulas na France Langue) para apresentação na sede da polícia (Préfecture de police).

Situações especiais: estudantes au pair que precisam de visto ou um contrato de colocação (para o DREETS – Departamento de Trabalho e Emprego

Para organizar sua estadia na França, recomendamos fortemente que você busque informações das várias autoridades francesas, como as agências de colocação Au Pair, o consulado francês, o Departamento de Trabalho e Emprego (Directions régionales de l’économie, de l’emploi, du travail et des solidarités), e a sede da polícia (Préfecture de police). Se você é um estudante europeu de au pair, você não precisa de um visto. Se você é um estudante de au pair não europeu, você precisará solicitar um visto ao consulado francês em seu país. É necessário um certificado de inscrição (ou pré-matrícula) de uma instituição de ensino francesa. Para obter este certificado, você deve ser uma au pair e inscrito para um curso de francês (Au Pair Program). Após receber o depósito de pagamento para este curso (50% do preço do termo + taxas de inscrição), você receberá seus certificados de pré-inscrição, que você pode então dar ao consulado francês.

Solicitação de suporte – Sistema de treinamento do FNE  

Para responder à ativação parcial de um grande número de colaboradores, o Estado financia integralmente a formação dos funcionários por meio do fortalecimento do sistema de “Treinamento FNE”. O objetivo desta medida é apoiar as empresas no período atual para que elas antecipem suas questões de habilidades e fortaleçam a empregabilidade de seus colaboradores.

Quem pode se beneficiar por cuidar de seu treinamento?

Todos os empregados em emprego parcial podem se beneficiar do treinamento integralmente pago pelo Estado.

Como se beneficiar pelo apoio de seu treinamento?

  • Escolha o curso de Língua FL France que lhe interessa.
  • Solicite treinamento de sua empresa.
  • Sua empresa envia essa solicitação para DREETS ou para um OPCO.

O procedimento:

Sua empresa terá que concluir e assinar um acordo com a DREETS do qual depende para se beneficiar da concessão. É possível que um OPCO substitua o DREETS, nesse caso é para o OPCO que ele deve solicitar a concessão. Se o valor do treinamento não exceder 1.500 euros, incluindo impostos, seu pagamento é validado automaticamente pela DREETS.

Tenha atenção aos prazos:

A solicitação deve ser feita pelo empregador antes do término do período de sua atividade parcial.

Mais informações:

Detalhes sobre o sistema de treinamento do FNE no site do Ministério do Trabalho.

Quando posso começar meu curso?

Os níveis completos de iniciantes devem iniciar seu curso de francês em uma data fixa (para cursos semanais e de duração). Novas turmas começam a cada 4 semanas. Outros níveis podem começar em qualquer segunda-feira para cursos semanais de francês geral. Para cursos mais longos, os alunos começam em datas fixas.

Quanto tempo dura o meu curso?

Você decide quanto tempo seu curso de francês terá, com base em sua disponibilidade e seus objetivos. O comprimento mínimo do curso é de 1 semana. Recomendamos que os alunos iniciantes se inscrevam por pelo menos 4 semanas se quiserem ver um progresso significativo na língua francesa.

Qual é a última data que posso registrar?

Recomendamos que você reserve pelo menos 3 semanas antes do curso começar. No entanto, aceitamos registros ao longo do ano.

Qual o número de alunos estão em cada classe?

Todos os cursos gerais de francês (cursos semanais em grupo) são limitados a 12 alunos por sala. Cursos de longa duração e cursos de Au pair são limitados a 18 alunos. Realizamos testes de nível para garantir que os alunos em um grupo tenham o mesmo nível. Por essa razão, é possível que um ou dois alunos extras estejam na classe.

Quais as nacionalidades dos alunos?

Todos os anos, recebemos estudantes de todo o mundo (Europa, América do Norte, Ásia, etc.)

Que nível de francês preciso ter para me matricular nas aulas?

Você não precisa ter nenhum francês: oferecemos cursos para iniciantes absolutos (A1.1) até falantes avançados (C1).

Como os níveis em francês são avaliados?

Ao se inscrever, você receberá um teste de nível gratuito por e-mail. Além disso, um teste oral irá comprovar o seu nível na sua chegada.

Você tem professores francofones?

Sim, todos os nossos professores são francofones qualificados para ensinar francês como língua estrangeira. MAIS INFORMAÇÕES

Qual é a idade mínima para estudar na France Langue?

Você deve ter pelo menos 17 anos para estudar francês na France Langue. No entanto, recebemos jovens de 10 a 17 anos em nossos programas especiais em Nice e Biarritz.

Qual é a idade média dos alunos?

A idade média dos alunos é de 30  anos (18 para o programa au pair), mas temos muitos estudantes jovens (principalmente durante o verão) e idosos durante todo o ano.

Posso mudar as datas das minhas aulas ou tirar férias?

Isso só é possível se você optou por um curso semanal. Seu lugar está reservado para o seu curso escolhido assim que o seu pagamento for realizado. Você pode atrasar sua data de início com a condição de nos informar com 10 dias de antecedência e que as vagas estejam disponíveis para as datas que você deseja. Lembre-se que o certificado de comparecimento não cobre ausências da classe.

O que devo trazer no primeiro dia de aula?

Pedimos que você leve uma carteira de identidade ou passaporte, bem como uma foto 3×4 para o seu cartão de estudante. Você também precisará de um caderno, uma caneta e um dicionário.

O material didático está incluído no preço do curso?

Sim, os professores trabalham com documentos didáticos que serão dados a você no curso. No entanto, para alguns programas, pediremos que você compre um livro francês (preço entre € 26 e € 40, dependendo do nível).

Receberei alguma coisa no final do meu curso?

No final do seu curso você pode obter um certificado de língua francesa que mostra o seu nível e o número de horas de curso que você fez. Você pode receber um relatório final se o solicitar uma semana antes de terminar o curso.

O que acontece se eu perder uma aula?

Se você perder uma aula, ela não será substituída, nem reembolsada. Se você estiver gravemente doente, você pode ser elegível para reembolso mediante a apresentação de um atestado de seu médico. Se você estiver ausente repetidamente, sua vaga no curso não é garantida. Você não receberá um certificado de presença. No entanto, você pode participar de outra classe, dependendo do seu nível.

Como posso me registrar?

Inscreva-se preenchendo o formulário de inscrição em nosso site ou pessoalmente, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h30 (horário pode variar), sem necessidade de agendamento.

Preciso de um visto para vir à França?

Você pode descobrir as informações que precisa sobre vistos da Embaixada ou consulado francês em seu país, ou do site do Ministério das Relações Exteriores francês. Você encontrará mais informações na seção Documentos Importantes.

Link de simulação : https://france-visas.gouv.fr/web/france-visas/ai-je-besoin-d-un-visa

Como posso obter um certificado de registro?

Para os estudantes que não são nacionais de um país da União Europeia e que ficarão na França por um período de mais de três meses, é necessária a inscrição para um curso geral de francês (20, 26 ou 30 aulas/semana). . Após o recebimento de uma quantia fixa de € 500, enviaremos um certificado de pré-registro para os procedimentos junto ao consulado francês. Na sua chegada à França e após o recebimento do saldo a ser pago, emitiremos um segundo certificado (certificado escolar) para os procedimentos na sede da polícia. Este segundo certificado é entregue na escola mediante solicitação.

Para estudantes que não precisam de  visto, a inscrição é definitiva mediante o recebimento de pelo menos 50% dos custos da acomodação

Como posso obter um certificado de registro para um programa de au pair?

As inscrições para o nosso Programa Au Pair permitirão que você receba um certificado de pré-inscrição de 10 horas/semanais (você precisar ser uma au pair para fazer este curso). Uma vez que tenhamos recebido seu depósito (50% do primeiro termo + taxa de inscrição), emitiremos um certificado de pré-registro para ajudá-lo com sua papelada na Embaixada ou consulado francês em seu país. Este certificado também será necessário para a papelada no DREETS (Departamento de Trabalho e Emprego) e na agência de colocação da sua au pair. Uma vez que você tenha chegado na França e nós recebemos o saldo de pagamento, vamos emitir um certificado de registro para a papelada que você terá que providenciar na sede da polícia.

Que métodos de pagamento você aceita?

Aceitamos o pagamento pelas seguintes formas: cartão de crédito (Visa, Master Card), cheque em Euros, dinheiro ou cheques de viagem. Você também pode fazer uma transferência bancária (os encargos são de sua responsabilidade) ou pagar on-line através da Flywire. A France Langue tem uma parceria com a FLYWIRE para oferecer-lhe um serviço internacional de pagamento on-line que garante segurança e velocidade.

Quantos anos eu tenho que ter para ficar com uma família anfitriã?

Você deve ter pelo menos 18 anos para solicitar uma moradia. Os alunos menores de idade (pelo menos 17 anos), devem ficar com uma família anfitriã, em pensão completa ou meia.

Com qual antedêcendia preciso solicitar a minha acomodação?

Pedimos que você faça uma reserva pelo menos 3 semanas antes do início das aulas (4 semanas durante o verão).

Quando são as entradas e saídas das acomodações?

Se você está hospedado com uma família anfitriã, as chegadas são no domingo e as partidas são no sábado. Para acomodações em um apartamento, hotel ou residência, as chegadas e partidas geralmente acontecem no fim de semana.

Alguém vai me pegar no aeroporto ou na estação de trem?

Este é um serviço pago oferecido pela France Langue. Traslados são possíveis em todas as cidades e podemos organizá-las independentemente da escolha da acomodação.

A França Langue é um centro de exame reconhecido?

França Langue Paris, Nice e Bordeaux são centros de exames para o TCF.

França Langue Biarritz é um centro de exames oficial da DELF / DALF.

Para quais exames posso me preparar na France Langue?

As escolas de France Langue oferecem cursos preparatórios para exames de proficiência durante todo o ano. Você pode se preparar para exames oficiais ou gerais de francês, como o DELF, o DALF e o TCF. Todos os nossos programas são organizados de acordo com o  Quadro Europeu Comum de Referência (CECR) da Comissão Europeia para a aprendizagem de idiomas. Nossos cursos de preparação para exames preparam você para o francês como exames de língua estrangeira. A França Langue Paris também realiza aulas de preparação para diplomas profissionais franceses (Francês, Turismo e Hospitalidade Francesa, Francês Legal e muito mais).

A escola está aberta?

As escolas de France Langue estão abertas ao longo do ano todo

Há aulas em feriados?

Não são realizadas aulas em feriados franceses. Uma redução de 40 € por feriado é aplicada para programas semanais de menos de 12 semanas.

Há aulas durante as festas de Natal?

Apenas a Escola France Langue Notre-Dame tem aulas durante o feriado de Natal. As escolas de Nice, Bordeaux, Biarritz, Lyon e Martinica não têm aulas durante o feriado de Natal.

Quais são os horários das aulas?

Os horários das aulas variam dependendo da escola, do seu programa e do seu nível. No início, as aulas começam às 8h30 e terminam às 19h45 no máximo. Não são oferecidas aulas aos fim de semana.

São oferecidas atividades gratuitas ou pagas?

A France Langue possui um serviço especializado na organização de atividades culturais ou esportivas gratuitas e pagas. Além disso, você sempre encontrará algo para fazer durante sua estadia na France Langue. Mais informações aqui.

As atividades são gratuitas?

Na France Langue, temos uma equipe especial que organiza atividades culturais e esportivas durante todo o ano. Existem atividades gratuitas e atividades que exigem uma taxa, mas você sempre terá algo a fazer durante sua viagem de estudo ao exterior com a France Langue ! E-mail para mais informações: accommodation@france-langue.fr

Como funcionam as aulas de surfe?

As aulas de surfe são realizados pela escola de surfe Hastea. As aulas de surfe são realizadas de segunda a sexta-feira, à tarde ou à noite (dependendo do tempo/marés) : 5 sessões de 1h30 por semana.  O ponto de encontro é na praia da Côte de Basques, em Biarritz, ou na praia do Corsaires em Anglet. Um ônibus é providenciado pela escola para as aulas em Anglet.

Em caso de mau tempo, as aulas de surfe são canceladas e remarcadas para o final da semana ou no fim de semana, para garantir a segurança dos alunos.

A escola de surfe Hastea fornece o equipamento necessário de surf (roupa de mergulho, prancha de surfe). Você precisará trazer sua própria roupa de banho (maiô, protetor solar, toalha). Você deve trazer sua roupa de praia na segunda-feira, no primeiro dia de aula.

Como funcionam as aulas de golfe?

Os campos de golfe são supervisionados pelos profissionais de golfe no Golfe Europeu. As aulas de golfe são realizadas de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h. O ponto de encontro é na nossa escola; um motorista vai buscá-lo por volta das 13:45.

O Golfe Europeu lhe emprestará todo o equipamento de golfe. Você deve trazer um chapéu e um protetor solar para se proteger do sol, e uma garrafa de água.

Como são as aulas de tênis em Nice?

As sessões acontecem três vezes por semana (segunda, terça e sexta à tarde) durante 1h30, em pequenos grupos em que o nível de cada um é respeitado. As aulas são em francês, em um clube de tênis parceiro, em Villefrance-sur-Mer. O material está incluso. Você deve trazer seus sapatos (tênis com solas lisas).

Como são os cursos de mergulho em Nice?

São 4 mergulhos de 3 horas cada, das 14h30 às 17h30. Você aprenderá técnicas de mergulho e segurança em locais de mergulho famosos. Os mergulhos são feitos em pequenos grupos. As sessões são em francês. Todos os equipamentos são fornecidos pelo clube de mergulho.

Como são indo as aulas de kitesurf na Martinica?

As aulas acontecem com nossa escola parceira de kitesurf, em pequenos grupos de 8 alunos no máximo. Todos os equipamentos estão incluídos e fornecidos pela escola kitesurf (roupa de mergulho e vela). São 3 sessões de kitesurf de 3 horas cada, de segunda a sexta-feira das 14h às 17j. e/ou sábado e domingo das 10h às 13h.

Como são os cursos de mergulho na Martinica?

São 3 mergulhos de 3 horas cada, das 14h a 17h. Você aprenderá técnicas de mergulho e segurança em locais de mergulho famosos. Os mergulhos são feitos em pequenos grupos. As sessões são em francês. Todos os equipamentos são fornecidos pelo clube de mergulho.

Do que se trata o programa Multiesportivo na Martinica?

Trata-se de uma introdução a diferentes esportes aquáticos: mergulho, flyboard, wakeboard, jet ski, windsurf, parasailing. Todo o material é fornecido por nossos parceiros.

Mais informações em nossos programas de Francês & Esporte aqui.

Any doubt about your French level ?

O France Langue oferece esse teste recreativo rápido para determinar seu nível de francês rapidinho. Quando você se registra na France Langue, precisa fazer outro teste mais completo e uma entrevista oral com um professor para definir com mais precisão seu nível e seus objetivos lingüísticos.

Siga-nos